12 de maio de 2013

Apanhador de Sonhos. Aprenda a fazer o seu!


Uma breve história sobre o apanhador de sonhos.

Uma aranha fiava sua teia próximo à cama da avó Nokomi. Todos os dias ela observava a aranha trabalhar. Alguns dias depois, o neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. Mas a avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou o seu desejo. A velha mulher voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios. Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins.  
Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de felicidade pelo maravilhoso presente: “Aprenda”, dizia a aranha. Finalmente, exausta, a avó dormiu. Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu, ela acordou e viu a teia brilhando como joia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios. A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada. Por entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria alegremente. E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos. 

Aprenda a fazer o seu apanhador de sonhos.


Você vai precisar de:
- Tesoura;
- Aro (Bastidor, cipó, arame, galho de chorão);
- Fio encerado, fitas, palha da costa, barbante, linha de crochê ou lã na cor escolhida;
- Penas, miçangas, pedras, enfeites no geral;
Passo 1:
Para a linha não ficar deslizando, primeiro enrole linha ou fita ao redor do aro escolhido, até que seja todo revestido. Termine dando um nó forte e bem reforçado.
Se utilizar cipó ou outro galho (que não desliza), apenas amarre-o com um nó firme.
Passo 2:
Para fazer a teia, comece com um nó (ou enrole o arame em um ponto do aro) e dê voltas com o fio em torno do aro, formando elos. Procure manter a mesma distância. Sempre número impar de voltas. Procure deixar o fio um pouco solto. Termine deixando um espaço de aproximadamente 1 cm do nó inicial.
Não se esqueça de fazer a alça (pendurador) do Dream Catcher como mostra a figura 6.
tutorial
Passo 3: 
Para a segunda camada da teia, passe a linha por dentro dos elos que se formaram, dando voltas, aproximadamente ao meio do elo anterior. Continue assim até que se chegue ao centro da teia. Então dê um nó e corte o fio que sobrou.
Dreamcatcher-tutorial
Passo 4: 
Você pode também amarrar penas, pedras e miçangas. Caso queira pedras e miçangas na teia, deverão ser passadas no fio enquanto estiver construindo o filtro.
O que acharam? Comente.
Créditos aqui!